quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lábios que beijei, ora pois, pois

No Alentejo, Portugal, existe uma espécie de porco de pele preta que tem uma das melhores carnes do mundo – segundo Francisca e Gilberto, portugueses de nascimento, amigos do amigo Luiz Pedretti, é “A” melhor, pois soltos, alimentam-se de ervas e bolotas, que é fruto da azinheira: é o famoso “pata negra”. Não é à toa que o prato mais conhecido de sua culinária seja o Porco à Alentejana, que é um cozido em que se mistura a carne às amêijoas, molusco abundante em seu litoral. Além do porco, produz duas coisas essenciais à humanidade: o tinto Cartuxa – estupendo – e é responsável pela metade da produção de cortiça do mundo, usadas para lacrar as garrafas de vinho. E, além disso, o Alentejo é a terra natal de António Zambujo, que teve seu disco Outro Sentido lançado em 2009 no Brasil pelo selo MP,B.

A primeira faixa, que serve de apresentação é Amor de Mel, Amor de Fel, de Amália Rodrigues. Bela forma de introdução! Emociona, de cara. É um fado, pois é daquela que é sua representante maior. Cada qual tem o seu lugar da dor e do lamento: a música e a literatura são seus melhores veículos. Tem-se conhecimento mais de cantoras do que cantores de fado. Mas o gênero não é necessariamente masculino, apesar de, além de Amália, serem bem conhecidas, Marisa e Mísia. Cantoras como Dulce Pontes, que em sua intensidade cansa um pouco, ou Teresa Salgueiro, a bela cantora do conjunto Madredeus, menos dramática e mais aprazível, além da bem famosa do público brasileiro, Eugénia de Melo e Castro, reforçam esse senso. Pois António Zambujo é uma bela novidade.

Há tempos que acontece um intercâmbio maior entre intérpretes lusos e compositores brasileiros. No caso desse álbum sucedem-se participações mais que especiais de Ivan Lins, da afinadíssima e boa cantora Roberta Sá, que canta no estilo “choro-fado”, se isso existe, em Fado Partido – belíssima interpretação – , e não menos bela é Se Tu Soubesses, de Cristovão de Alencar e Georges Moran, cantada por Zé Renato, emocionante, uma das melhores deste CD.

Caetano Veloso em seu blogue comenta sobre Zambujo: “Admiro os fadistas homens, mas nunca cheguei a amar-lhes o canto. Fado para mim era cantado por mulher. Desde Ester de Abreu, da minha infância até Mariza: mulheres, sempre mulheres.” Outra coisa a que Caetano se refere é sobre o o “diálogo” da música portuguesa e da brasileira, “que vêm se expandindo há décadas”: “É um jovem cantor de fado que, intensificando mais a tradição do que muitos de seus contemporâneos, faz pensar em João Gilberto e em tudo que veio à música brasileira por causa dele.” Pois nesse “intercâmbio” luso-brasileiro canta Quando Tu Passas por Mim, de Vinícius de Moraes e Antônio Maria, “aportuguesando-a” e um Lábios Que Beijei – aquela tão bela e conhecida na voz de Orlando Silva – simplesmente sublime. Segundo Caetano, “é de arrepiar e fazer chorar”. Junto com Fado Menor, terceira faixa do CD, vale comprá-lo. “Nenhuma dor já sofrida/ Pode igualar o tormento/ De cantar a dor da vida/ E morrer de sofrimento.” (Fado Menor, de Maria Manuel Cid)

Visite o site de António Zambujo: www.antoniozambujo.com/

Veja e ouça:

Amor de Mel, Amor de Fel:



Lábios Que Beijei:

Nenhum comentário:

Postar um comentário